terça-feira, 19 de março de 2013

Você me pediu um cigarro


Você foi covarde. Seu amor é forte, seu corpo é fraco. Você foi covarde como tantas vezes fui por acreditar que a coragem viria depois. A coragem não vem depois. A coragem vem antes ou não vem. Não posso amaldiçoar sua covardia. Sua boca não é rápida como suas pernas para me agarrar. Minhas pernas não são tão rápidas quanto minha boca para lhe impedir. Você foi covarde. Pela gentileza de sempre dizer sim, repetidos sim, quando não estava ouvindo. Já desfrutei de sua covardia, ríspido recusá-la agora porque não me favorece. Porque não fui escolhido. Não aquecerei seu prato para servi-la. Não a ajudarei no parto. Não partirei. Serei aquele que deveria ter sido, enterrado sem morrer, o que desapareceu permanecendo perto. Sou seu constrangimento mais alegre. Sua ferida, seu feriado. Com o tempo, serei sua vontade de se calar. De se retirar da sala. Não conhecerá meus hábitos de puxar o café antes de ficar pronto. De abrir as venezianas como quem procura reunir os chinelos ao vento. Você foi covarde, ninguém iria compreendê-la. Hoje todos a compreendem, menos você mesma. Você não se compreende depois disso. O que é imenso é estreito. O que é infinito fecha. Até o oceano tem becos e ruas sem saída. Até o oceano. Sua esperança não diminui a covardia. Quer um conselho? Finge que a dor que sente é a minha para entreter sua dor. Saudades ficam violentas quando mudamos de endereço. Saudades ficam insuportáveis quando mudamos de sentido.
Você confunde sacrifício com covardia. Compreendo. Eu confundo amor com loucura. Cada um tem seus motivos, sua maneira de se convencer que fez o melhor, fez o que podia. Você me avisou que não tinha escolha. Nunca teria escolha. Você foi educada com a vida, pediu licença, agradeceu os presentes. Confiou que a vida logo a entenderia. E cederia. Engoliu uma palavra para dormir. Não serei vizinho de seu sobrenome. Seus nomes esperam um único nome que ficou para trás. Você não desencarnou, não se encarnou, deixou sua carne parada nas leituras. Morrer é continuar o que não foi vivido. Vai me continuar sem saber. Você foi covarde. Com sua ternura pálida, seu medo de tudo, sua polidez em cumprir as promessas. Você não aprendeu a mentir. Tampouco aprendeu a dizer a verdade. O dia está escuro e não soprarei a luz ao seu lado. O dia está lento e não haverá movimento nas ruas. Você não revidou nenhuma das agressões, não revidará mais essa. Você foi covarde. A mais bela covardia de minha vida. A mais comovida. A mais sincera. A mais dolorida. O que me atormenta é que sou capaz de amar sua covardia. Foi o que restou de você em mim.

Fabricio Carpinejar

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

E se...

" ‘E’ e ‘se’ são palavras que, por si, não apresentam nenhuma ameaça. Mas, se colocadas juntas, lado a lado, elas têm o poder de nos assombrar a vida toda!"
Que já assistiu o filme "Cartas para Julieta" deve ter reconhecido essa passagem do filme.
E se? E se? E se? Quantas vezes já não ficamos nos fazendo perguntas assim? Quantas vezes deixamos passar oportunidades pelo simples medo de tentar, por nos sentir incapazes ou de pensar demais nas consequências ou até mesmo em outras pessoas envolvidas? O problema meus caros leitores é que cada oportunidade é única, o tempo não para, já diria Cazuza, e desta forma vamos perdendo oportunidades importantes e deixando escapar nossa felicidade! Todo nós temos medo, já passamos por situações frustrantes, nos decepcionamos com alguém... Mas a vida é assim mesmo, passamos por isso para que possamos amadurecer. O problema é quando esse "medo" se torna excessivo e nos impede de ver novos horizontes e viver novas histórias. "Nem todo mundo é igual", veja bem, sou mulher e estou afirmando isso. Por mais que me revolte às vezes com os homens, não acho que todos eles são iguais. "Sempre há um chinelo velho para um pé torto", talvez você só não esteja pronta pra perceber isso. Realmente, nos dias de hoje se relacionar é meio complicado. Tá tudo muito fácil, tanto para os homens como para as mulheres. Mas eu acredito que quando uma pessoa gosta realmente da outra ela quer levar essa pessoa a sério, todo esse papo de liberdade pra ir pra festa e pegar todas, de não ter tempo pra namoro, de não querer se envolver, etc, etc, etc... (vcs devem saber tão bem quanto eu as desculpas que as pessoas inventam pra não namorar) cai por água a baixo. Quem gosta cuida e quer tá perto, simples assim! Não existe "e e se" nessas situações. Assim como você também não deve achar que o problema está em vc, tem gente simplesmente que não tá afim e ponto. Mulheres tem essa mania de ficar com mil e uma neuras na cabeça né.
Sempre fui uma mulher muito tímida e com muita dificuldade de falar dos meus sentimentos. Embora eu ainda seja um pouco, hoje tento controlar. Não tenho deixado passar mais nada. Quando gosto de alguém, falo, sou sincera. Não preciso dizer que já quebrei a cara várias vezes por ser assim, mas sabe esses joguinhos de "fingir que não tá afim, quando tá afim, só pq o cara gosta do que é difícil" não me atrai. Sou honesta comigo mesma e com a pessoa envolvida. Prefiro não ficar com o "e e se" na cabeça. Prefiro viver meu sentimento, me entregar do que deixar essa oportunidade passar. Mas também hoje sei que não vale a pena mergulhar de cabeça se a outra pessoa não faz o mesmo. Não vale a pena você se doar 100% pra quem não se doa nem 50%. Minha filha, você merece mais. E não tô falando de beleza, tô falando de caráter. Se você é uma destas que se envolveu com um cara assim, que fica em cima do muro, no "e e se" o tempo inteiro, caia fora. Das duas uma, ou ele não tá nem aí pra você mesmo e vai continuar a vida dele levando em banho maria quantas ele tiver vontade, ou vai sentir tua falta e te procurar, só que correndo o risco de você já ter cansado de esperar.
E se você é uma destas que vive com o "e e se" na cabeça, relaxa! Eu tenho a impressão que quando a gente tem dúvidas demais, quando a gente coloca empencilhos demais é porque no fundo a gente ainda não tá preparada pra viver aquela situação, ou não quer de verdade.
O dia que você quiser algo, ou alguém de verdade essas dúvidas desaparecerão...
Pra finalizar, coloco mais um trecho da carta de Sophie pra Claire no filme Cartas para Julieta:

" É difícil imaginar um amor como o de Julieta, um amor que nos faça abandonar entes queridos, que nos faça cruzar oceanos. Mas eu gostaria de acreditar que se eu um dia sentir esse amor, terei coragem de perseguí-lo"

É "AMOR", cansei de procurar por você. Se quiser, você que me encontre!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Quando perder é ganhar...

Ontem recebi uma notícia que me deixou muito feliz e que me mostra que outro tempo está começando pra mim agora. Foi suado pra chegar até aqui, dias sem dormir direito, sem ver família e amigos, dispensando convites pra festas pra ficar com os livros em casa. Muitas vezes achei que não daria conta. Confesso que mesmo com muitas pessoas dizendo que eu tinha capacidade, eu cheguei a duvidar. Faz dois anos que sou formada, e muitas coisas aconteceram pra mim nesse período. Lembro que logo que me formei, fui injustiçada em um processo seletivo, que me impediu de trabalhar e estudar naquilo que eu mais desejava naquele momento. Foi tão difícil! Eu pensava: "Pq isso está acontecendo comigo meu Deus?" Lembro que na mesma época perdi uma pessoa que amava muito e também fiquei desempregada. Parecia que o mundo estava desabando na minha cabeça. O desânimo e o pessimismo tomaram conta de mim. Mas como dizem, o tempo sempre é o melhor remédio. E graças a Deus essa fase passou. Hoje percebo que precisamos passar por momentos difíceis pra quando o momento da vitória chegar darmos o devido valor. Demorou 2 anos, mas minha vez finalmente chegou. E me sinto mais preparada, madura para encarar essa fase, pois tive tempo o suficiente pra refletir sobre o que queria. Perder em 2011, me fez ganhar em 2013. E ganhar muito mais! Perder em 2011 me fez refletir sobre características minhas, mudar conceitos aprender a levar a vida com mais esperança e positividade. Em 2013 ganhei não só a aprovação no mestrado, ganhei auto-confiança, amor próprio, auto-estima. Hj sei que existem coisas reservadas pra gente, que nem sempre ganharemos tudo no momento que querermos, mas sim no momento certo. No momento em que merecermos e que estivermos prontos. É necessário que não desistamos nunca, que lutemos por mais difícil ou impossível que pareça, cuidando no entanto, pra não criar falsas expectativas. 
Agradeço a Deus por minha vida, pelas dificuldades que encontrei e por me permitir evoluir desta forma. Como disse uma vez Caio Fernando Abreu:

"Todos os dias, logo cedo dou uma piscadinha para Deus e peço: Tomara que as nossas vontades coincidam. E se não coincidirem, que a sua prevaleça!"