sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A garota do blog

Não resisti, precisei fazer uma postagem com esse título, afinal há aqui uma fã de Gossip Girl. Mas nesse caso uma garota (agora mulher) que escreve não para fazer fofocas ou intrigas, mas para escrever sentimentos. E enquanto escrevo essas linhas, me pego pensando se ainda sei escrevê-los. Confesso que reencontrar e reler esse blog foi inesperado e estranho. Inesperado porque não imaginei que ainda estivesse ativo. Estranho porque me fez revisitar muitas lembranças e sentimentos antigos. Entender (e acolher) a Ana que há mais de uma década estava aqui tentando expressar tudo que sentia; olhar pra ela com carinho e com orgulho, afinal ela mudou e evoluiu tanto. Esse reencontro de palavras e sentimentos não poderia ter acontecido em período mais oportuno. Porque não importa o quanto o tempo tenha passado, o quanto a aparência tenha mudado, a essência permanece a mesma. O que era importante naquela época, continua sendo importante hoje. Mas aquela Ana sabia tão pouco da vida e achava que sabia muito. A Ana de hoje continua sabendo pouco, mas com a consciência de que o que sabe é quase nada. Mas o que é a vida se não uma grande oportunidade de aprendizado? 

Foi bom te encontrar de novo, Ana.

Com amor,

Ana.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A gente tem que ser de verdade

Não gosto de quem se esconde atrás de uma palavra, um escudo ou base para o rosto. Não tolero quem diz uma coisa e faz outra, quem promete e nunca cumpre, quem diz que ama e nada sente. Não suporto quem tenta aparecer a qualquer custo, quem acha que o dinheiro compra tudo, quem esquece do que mais importa.


Gosto de quem mostra o rosto suado, as mãos sujas, o verbo esparramado, os pés descalços. Gosto de quem não tem medo do não, de quem perde o controle, de quem esquece a razão. Gosto de quem se molha na chuva, suja a bochecha de melancia, deita na grama pra olhar o céu. Gosto de quem não esconde a emoção, de quem não se importa em secar a lágrima, de quem perde a hora vendo a paisagem.

Não gosto de quem fala pelas costas, tenta dar o gole, passar a perna ou esconder o jogo. Não gosto de quem trai a si mesmo e o outro, distribui promessas rasgadas, espalha mentiras. Não gosto de quem força amizade, vive de aparências ou reage com grosseria.

Gosto de quem olha com doçura, nunca perde o encanto, esquece as desavenças e perdoa o que passou. Gosto de quem se arrepia com uma música, sente uma lágrima rolar com um filme e se alegria com uma lambida de cachorro. Gosto de quem sorri ao ver uma criança, de quem mantém seu lado puro, de quem entende que a vida é melhor quando a gente observa o que acontece com olhos inocentes.

Clarissa Corrêa

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O que vai ficar de 2013?

Mais um ano chegando ao fim... mais um ciclo se fechando para outro começar. É incrível pensar em tudo o que aconteceu durante este ano. Embora tenha passado tão rápido, tanta coisa aconteceu e muitas coisas mudaram. Na virada de 2012 para 2013, passei com meus melhores amigos e juntos, com o pé direito no chão, prometemos que esse seria um grande ano para todos nós. E de fato foi. Em janeiro veio minha aprovação no mestrado, algo que eu tanto almejei, em seguida, a nomeação da Cris, a Serena que adquiriu sua casa própria e a Camilla que começou a faculdade. É tão bom pensar que cada uma alcançou tudo aquilo que tanto desejava.

Posso dizer que 2013 foi pra mim um ano de decisões. Nada fáceis por sinal. Durante todo o tempo eu sentia que o destino me perguntava : "E aí, Ana Paula, qual o rumo que queres para a tua vida?". E foi exatamente esta a mensagem que recebi em uma carta psicografada pouco antes do meu aniversário. Embora eu já tenha 24 anos e uma certa bagagem de vida, confesso que em muitos momentos me senti perdida. Queria que alguém pudesse escolher por mim. Tudo porque, eu sabia exatamente que seria a única responsável por quaisquer decisão e que a cada escolha, obviamente, algo seria deixado pra trás.

Não sei se as escolhas que fiz foram corretas. Mas tudo o que fiz foi tentando buscar o melhor. Larguei o certo pelo duvidoso algumas vezes. Tamanha coragem a minha, eu diria. Mas acontece que pra mim, o que importa acima de tudo é estar feliz e fazer aquilo que eu gosto. Por mais estressante e desafiador que seja.

Apesar de ter se passado apenas 1 ano, sinto que amadureci 5. Vou levar comigo tudo o que aprendi com as situações que vivi até aqui. Sou um ser humano e erro muitas e muitas vezes. Magoei algumas pessoas durante este ano e me arrependo muito por isso. Também fui magoada, mas já consegui perdoar. As pessoas são livres para ir e vir quando quiserem, por mais difícil que seja aceitar deixar alguém partir. Na minha percepção, nada acontece por acaso. Então, precisamos aproveitar e aprender com cada situação e com cada pessoa que passa em nossas vidas, independente do tempo de permanência.

Para finalizar, só posso esperar que 2014 seja um ano tão bom quanto 2013, pois no fim das contas, eu só tenho a agradecer pelo abençoado ano que tive. Momentos de fraqueza sempre existirão, mas nessas horas sei que tenho um grande pai para me apoiar e, é claro, uma família maravilhosa e amigos nota mil.

O que vai ficar de 2013? A certeza de que apesar de todas as dificuldades, quando se tem fé nada é impossível!

Feliz natal e um próspero ano novo a todos.

Bjos, Paulinha.